Ensino Médio

A finalidade da ação educativa é a de desenvolver as capacidades para utilizar os conhecimentos científicos de todas as áreas de conhecimento escolar para compreender e intervir nas práticas sociais e produtivas presentes em nossa contemporaneidade. Com essa intenção, o Colégio "Ápice" prioriza:

• o desenvolvimento da autonomia do trabalho intelectual e das escolhas éticas;
  • as interações em diferentes contextos, mediadas por conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais;
  • as situações de aprendizagem que envolvam capacidade de localizar informações para transformá-las em conhecimento.

A proposta direcionada às áreas contempladas pelo Colégio "Ápice", no Ensino Médio, privilegia a compreensão, a organização e a articulação dos saberes no interior da escola, para contribuir na aquisição de ferramentas de intervenção no espaço social.

Prima, portanto, pela articulação da ciência e da cultura, envolvendo o universo da ciência contemporânea com os princípios científicos que fundamentam o trabalho das áreas do conhecimento. Acreditando na importância dessas propostas de trabalho no Ensino Médio, priorizamos situações que levem os alunos a aprender a expor problemas com clareza, a organizar dados e informações, utilizando-se de diversos procedimentos para analisar, projetar e propor alternativas de solução.

Além dessas, outras nas quais os alunos possam ponderar criticamente numa demonstração de discernimento e aprendizagem contínua.