Educação Infantil


    A proposta de trabalho na Educação Infantil integra aspectos sociais, físicos, éticos, intelectuais e morais. Assim são propiciadas situações de aprendizagem significativas que podem contribuir para o desenvolvimento de relações interpessoais, ao mesmo tempo em que disponibiliza condições para aquisição de conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.


     Para isso, organiza metodologicamente os núcleos de trabalho no favorecimento de relações entre os diferentes eixos de Artes Visuais, Matemática, Música, Movimento, Linguagem Oral e Escrita e Natureza e Sociedade. Ao professor cabe encaminhar o trabalho de exploração permanente.


    É esse educador que viabilizará a realização de experiências significativas, permitindo que as crianças estabeleçam relações consigo mesmas, com o outro e com o mundo. Nessas práticas o profissional da Educação Infantil precisa manter o diálogo permanente com a realidade e com as mudanças na sociedade, no conhecimento e nos sujeitos.


    Portanto, o papel desse mediador está vinculado à criação de um ambiente acolhedor e estável à apropriação e à produção de conhecimentos. No trabalho de apropriação do saber escolar as crianças estarão envolvidas na negociação de significados, na construção coletiva dos conhecimentos e no desenvolvimento de novas habilidades, aperfeiçoando aquelas já dominadas.


    A elas serão oferecidos estímulos à aprendizagem do debate, do diálogo, da argumentação, do aprender a ouvir os colegas e respeitar os pontos de vista e a oposição de opiniões.